TCU julga improcedente representação contra nomeação do presidente da Previ, João Fukunaga

  • 21 de agosto de 2024

O Tribunal de Contas da União (TCU) deliberou nesta quarta-feira, 21/08, sobre a representação apresentada pelo deputado federal Jorge Goetten (Republicanos-SC) acerca de supostas irregularidades no processo de indicação de João Fukunaga para o cargo de presidente Previ. A representação foi analisada pelo relator do caso, ministro Walton Alencar Rodrigues, que julgou a ação improcedente.

Segundo o voto do ministro, embora tenha sido constatado um “assodamento” nas medidas relacionadas à indicação e nomeação de Fukunaga, não foi possível comprovar que os requisitos necessários para a nomeação não foram minimamente respeitados. O relator destacou que os critérios exigidos foram atendidos de forma suficiente, o que indica que a habilitação do dirigente por parte da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) foi correta.

Walton Alencar Rodrigues sublinhou ainda a relevância da Previ no cenário nacional e internacional, classificando-a como o maior fundo de pensão da América Latina. O ministro destacou a importância singular da entidade no contexto das instituições de previdência privada fechada no setor público, ressaltando que a Previ é responsável pela gestão de mais de R$ 270 bilhões, com planos de benefícios financiados tanto pela própria Previ quanto pelo Banco do Brasil.

Outras notícias

PREVIC confirma solvência do Plano 1 da Previ-BB em audiência na Câmara

Com Ascom Previc Durante audiência pública realizada em 20 de agosto na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e…
Leia mais

Ministério do Trabalho publica portaria sobre empréstimo consignado

O Ministério do Trabalho e Emprego publicou a Portaria MTE nº 1.418, de 21 de agosto de 2025, que altera…
Leia mais

Câmara debate plano de saúde de aposentados do Itaú; Anapar denuncia exclusão em autogestões

As comissões de Legislação Participativa e de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realizaram nesta terça-feira (19) uma audiência…
Leia mais

Previc barra pretensão de retirada de patrocínio do Santander

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) indeferiu, em 11 de agosto de 2025, todos os pedidos de retirada total…
Leia mais