Ministério do Trabalho publica portaria sobre empréstimo consignado

  • 22 de agosto de 2025

O Ministério do Trabalho e Emprego publicou a Portaria MTE nº 1.418, de 21 de agosto de 2025, que altera procedimentos sobre consignações em folha de pagamento.

No que se refere à previdência complementar fechada, a portaria estabelece que as entidades fechadas de previdência complementar não estão obrigadas a aderir à Plataforma Crédito do Trabalhador para registrar operações de crédito consignado. Entretanto, essas entidades devem utilizar a plataforma para consultar a margem consignável disponível dos participantes e registrar, em seus próprios canais, os contratos firmados, garantindo a adequada avaliação das condições de endividamento.

A medida reforça a importância de manter a segurança e a transparência nas operações de consignação, sem impactar o funcionamento das entidades fechadas de previdência complementar e seus participantes.

Outras notícias

PREVIC confirma solvência do Plano 1 da Previ-BB em audiência na Câmara

Com Ascom Previc Durante audiência pública realizada em 20 de agosto na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e…
Leia mais

Câmara debate plano de saúde de aposentados do Itaú; Anapar denuncia exclusão em autogestões

As comissões de Legislação Participativa e de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realizaram nesta terça-feira (19) uma audiência…
Leia mais

Previc barra pretensão de retirada de patrocínio do Santander

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) indeferiu, em 11 de agosto de 2025, todos os pedidos de retirada total…
Leia mais

Retomada do Congresso recoloca previdência complementar no centro dos debates legislativos

Com a volta das atividades legislativas nesta semana, o Congresso Nacional retoma discussões decisivas para o futuro da previdência complementar…
Leia mais