Ministério do Trabalho publica portaria sobre empréstimo consignado

  • 22 de agosto de 2025

O Ministério do Trabalho e Emprego publicou a Portaria MTE nº 1.418, de 21 de agosto de 2025, que altera procedimentos sobre consignações em folha de pagamento.

No que se refere à previdência complementar fechada, a portaria estabelece que as entidades fechadas de previdência complementar não estão obrigadas a aderir à Plataforma Crédito do Trabalhador para registrar operações de crédito consignado. Entretanto, essas entidades devem utilizar a plataforma para consultar a margem consignável disponível dos participantes e registrar, em seus próprios canais, os contratos firmados, garantindo a adequada avaliação das condições de endividamento.

A medida reforça a importância de manter a segurança e a transparência nas operações de consignação, sem impactar o funcionamento das entidades fechadas de previdência complementar e seus participantes.

Outras notícias

Painel PREVIC Cidadão fortalece a transparência das informações sobre os planos de previdência complementar

Com Ascom Previc A criação do Painel PREVIC Cidadão representa um avanço importante para o fortalecimento da transparência e do…
Leia mais

Anapar promove o III Seminário de Autogestão em Saúde dia 28 de novembro, em Brasília

A Anapar realizará, no dia 28 de novembro de 2025 (sexta-feira), o III Seminário de Autogestão em Saúde, um evento…
Leia mais

Assembleia Legislativa do Paraná lança frente em defesa da previdência privada

Diretor da Anapar, Leandro Nunes, participou do evento A Assembleia Legislativa do Paraná lançou, nesta segunda-feira, 29/09, a Frente Parlamentar…
Leia mais

Anapar apresenta propostas para atualização da Resolução Previc nº 23/2023

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) abriu, em 16 de setembro, consulta pública para atualizar a Resolução nº 23/2023,…
Leia mais