A Câmara dos Deputados lançou, em Brasília, no dia 26/08, a Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. O evento contou com a participação da diretoria executiva da Anapar e de conselheiros regionais da entidade, que se reuniram para apoiar a iniciativa.
O presidente da Anapar, Marcel Barros, destacou a importância da criação da frente, lembrando que ela é resultado de anos de mobilização. “Essa não é uma construção de uma ou duas pessoas, mas sim de diversas entidades e fundações que, ao longo dos últimos anos, vêm se unindo para fortalecer o sistema de previdência complementar, tão atacado recentemente”, afirmou.
Na ocasião, Barros ressaltou que a iniciativa permitirá acompanhar de perto projetos de lei que tramitam no Congresso e que podem impactar diretamente os trabalhadores e aposentados. “Queremos avaliar cada proposta e atuar para que aquilo que fortalece o sistema seja aprovado, e o que prejudica os participantes seja retirado de pauta”, explicou.
O presidente da Anapar também defendeu a criação de um conselho consultivo nacional da previdência complementar, proposto pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF) nos moldes de outros já existentes em setores estratégicos, como o agronegócio. Para ele, a medida daria maior voz e representatividade aos trabalhadores e aposentados, verdadeiros donos dos fundos de pensão.
Barros lembrou ainda que o sistema de previdência complementar fechada é responsável pelo sustento de mais de 4 milhões de famílias e pode crescer ainda mais se recuperar a credibilidade e se expandir, especialmente com os planos instituídos. “Nosso objetivo é um ciclo virtuoso: o dinheiro do trabalhador gerando emprego, renda e garantindo o pagamento de benefícios. A previdência complementar existe única e exclusivamente para atender o trabalhador, e é isso que vamos continuar defendendo.”
Com a criação da frente parlamentar, presidida pelo deputado federal Tadeu Veneri (PT-PR), a Anapar reafirma seu compromisso histórico com a defesa dos participantes e assistidos, razão de existir do sistema de previdência complementar fechado.
Outras notícias
Defendemos os interesses e os direitos conquistados pelos participantes de fundos de pensão e pelos beneficiários de planos de saúde de autogestão.
Seja bem-vindo à Anapar.
Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 01, Bloco E, Salas 110 e 111, do Edifício Central Park, Brasília-DF CEP: 70711-903
Fale com a ANAPAR