Em defesa da previdência complementar fechada: entidades assinam manifesto conjunto

  • 17 de julho de 2025

Anapar, Abrapp, Afubesp, Anabb, Apep, Contraf-CUT, Fenae, ICSS, Sindapp e Uniabrapp assinam manifesto em defesa da previdência complementar fechada no Brasil. As entidades expressam preocupação com a proposta de unificação dos órgãos reguladores Previc, Susep e CVM, que ameaça a autonomia e a especialização de um sistema construído para garantir segurança e bem-estar a milhões de trabalhadores.

A previdência complementar fechada não pode ser tratada como um produto de mercado. Ela é regida por princípios próprios, sem fins lucrativos, com foco no longo prazo e no compromisso social. A unificação proposta desconsidera essas particularidades, enfraquece a regulação específica e compromete a confiança de participantes, patrocinadores e assistidos.

É urgente que qualquer mudança nesse modelo seja precedida por amplo debate técnico e social. Defender a previdência complementar fechada é defender o futuro da seguridade social, a poupança de longo prazo e a sustentabilidade da economia brasileira.

Manifesto defesa a previdência complementar: baixe aqui

Outras notícias

Painel PREVIC Cidadão fortalece a transparência das informações sobre os planos de previdência complementar

Com Ascom Previc A criação do Painel PREVIC Cidadão representa um avanço importante para o fortalecimento da transparência e do…
Leia mais

Anapar promove o III Seminário de Autogestão em Saúde dia 28 de novembro, em Brasília

A Anapar realizará, no dia 28 de novembro de 2025 (sexta-feira), o III Seminário de Autogestão em Saúde, um evento…
Leia mais

Assembleia Legislativa do Paraná lança frente em defesa da previdência privada

Diretor da Anapar, Leandro Nunes, participou do evento A Assembleia Legislativa do Paraná lançou, nesta segunda-feira, 29/09, a Frente Parlamentar…
Leia mais

Anapar apresenta propostas para atualização da Resolução Previc nº 23/2023

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) abriu, em 16 de setembro, consulta pública para atualizar a Resolução nº 23/2023,…
Leia mais