Em defesa da previdência complementar fechada: entidades assinam manifesto conjunto

  • 17 de julho de 2025

Anapar, Abrapp, Afubesp, Anabb, Apep, Contraf-CUT, Fenae, ICSS, Sindapp e Uniabrapp assinam manifesto em defesa da previdência complementar fechada no Brasil. As entidades expressam preocupação com a proposta de unificação dos órgãos reguladores Previc, Susep e CVM, que ameaça a autonomia e a especialização de um sistema construído para garantir segurança e bem-estar a milhões de trabalhadores.

A previdência complementar fechada não pode ser tratada como um produto de mercado. Ela é regida por princípios próprios, sem fins lucrativos, com foco no longo prazo e no compromisso social. A unificação proposta desconsidera essas particularidades, enfraquece a regulação específica e compromete a confiança de participantes, patrocinadores e assistidos.

É urgente que qualquer mudança nesse modelo seja precedida por amplo debate técnico e social. Defender a previdência complementar fechada é defender o futuro da seguridade social, a poupança de longo prazo e a sustentabilidade da economia brasileira.

Manifesto defesa a previdência complementar: baixe aqui

Outras notícias

CTA CEVIX: importante decisão da Diretoria da Funcef

A  Diretoria Executiva da Funcef, aprovou por unanimidade, em reunião realizada no dia 25 de junho de 2025, a reconsideração…
Leia mais

Agenda Política da ANAPAR 2025 reforça a defesa dos participantes e assistidos dos fundos de pensão

Documento consolida diretrizes estratégicas e propõe ações para ampliar a representação, garantir direitos e aperfeiçoar a governança no sistema de…
Leia mais

Previc deve ser fortalecida, não entregue ao mercado

Por Marcel Barros, presidente da Anapar – Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar e Autogestão em Saúde   Mais…
Leia mais

ANAPAR discute com Previc mudanças normativas sobre critérios ASG em políticas de investimentos

A diretoria da Associação Nacional dos Participantes Previdência Complementar e Autogestão em Saúde (Anapar) se reuniu hoje, 07/07, com o…
Leia mais