Nova resolução sobre investimentos traz avanços e corrige erro

  • 28 de março de 2025

A nova norma permite manter a carteira imobiliária dos fundos de pensão, mas restringe novos investimentos

 

A recente decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) que altera a Resolução 4994 trouxe mudanças significativas para os fundos de pensão, especialmente no que diz respeito aos investimentos imobiliários. Embora a nova norma impeça a realização de novos investimentos diretos em imóveis físicos, a Anapar considera positivo o fato de que as entidades fechadas de previdência complementar não serão obrigadas a liquidar suas carteiras imobiliárias já existentes.

O presidente da Anapar, Marcel Barros, destaca que essa conquista evita prejuízos com a venda forçada de ativos imobiliários, garantindo maior estabilidade e previsibilidade para os fundos de pensão. “Manter os imóveis já adquiridos representa uma vitória para os participantes, pois assegura que os fundos possam gerir seus ativos de forma mais eficiente e alinhada ao interesse de longo prazo dos beneficiários”, afirma Barros.

Desde que foi emitida esse imposição, a Anapar vinha defendendo ajustes na Resolução 4994 para preservar a solidez e a diversificação dos investimentos dos fundos de pensão. A decisão governamental mantém a carteira imobiliária como uma opção válida dentro dos portfólios das entidades, enquanto permite novos aportes para setores estratégicos como infraestrutura e agricultura, além de tratar de questões ASG e crédito de carbono e veda investimento em criptoativos.

A Anapar seguirá acompanhando os desdobramentos dessa mudança regulatória e reforça seu compromisso na defesa dos interesses dos participantes, garantindo que os investimentos dos fundos de pensão sejam conduzidos de maneira responsável e sustentável.

Outras notícias

Casa Civil recebe Anapar para discutir atualização do decreto sancionador dos fundos de pensão

A Anapar participou, na manhã desta quarta-feira, 10/12, de uma reunião no Palácio do Planalto para tratar da atualização do…
Leia mais

ANAPAR reforça confiança na conclusão da incorporação do REB ao Novo Plano da Funcef

A Anapar participou, ontem, 09/12, ao lado da Fenae, de reunião realizada com a Previc, em que foi solicitada prioridade…
Leia mais

CNPC aprova alterações na Resolução 40 e define agenda regulatória para 2026 e 2027

O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) aprovou alterações na Resolução CNPC nº 40/2021, que disciplina a formalização de estatutos…
Leia mais

Incorporação da Eletros à Eletrobrasprev é aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo da Eletros aprovou, em 28 de novembro de 2025, por unanimidade, a incorporação da entidade pela Eletrobrasprev.…
Leia mais