Anapar vê com preocupação o fim do patrocínio do PSI pela Cemig

  • 14 de fevereiro de 2025

Com informações do Portal ABCF

A decisão da Cemig de retirar o patrocínio do Prosaúde Integrado (PSI) e transferir integralmente os custos para os beneficiários gerou forte reação entre entidades representativas e especialistas do setor. A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Beneficiários da Autogestão em Saúde (Anapar) vê com muita preocupação esse movimento, que pode resultar em impactos financeiros severos para milhares de aposentados e trabalhadores.

Com a medida, aprovada pela Diretoria Executiva da Cemig Saúde no último dia 6 de fevereiro, os beneficiários do PSI terão que arcar integralmente com os custos do plano. Além disso, já está previsto um aumento inicial de 40% no custeio, e há projeções indicando que as mensalidades podem sofrer reajustes superiores a 300%, conforme análise atuarial preliminar.

A Anapar alerta que essa mudança compromete a segurança e o planejamento financeiro dos beneficiários, muitos dos quais dependem do PSI para garantir assistência à saúde. Além disso, ressalta que há liminares vigentes que impedem alterações no custeio do plano, além da pendência de julgamento definitivo sobre a cláusula de renovação automática do PSI pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Diante desse cenário, entidades representativas e sindicatos, como ABCF, AEA, SENGE e SINDIELETRO, reforçam a importância da mobilização dos beneficiários, incentivando-os a buscar informações e a participar das ações coletivas para reverter a decisão. A Anapar segue acompanhando o caso e defendendo a manutenção de compromissos históricos das patrocinadoras com seus empregados e aposentados.

Outras notícias

Casa Civil recebe Anapar para discutir atualização do decreto sancionador dos fundos de pensão

A Anapar participou, na manhã desta quarta-feira, 10/12, de uma reunião no Palácio do Planalto para tratar da atualização do…
Leia mais

ANAPAR reforça confiança na conclusão da incorporação do REB ao Novo Plano da Funcef

A Anapar participou, ontem, 09/12, ao lado da Fenae, de reunião realizada com a Previc, em que foi solicitada prioridade…
Leia mais

CNPC aprova alterações na Resolução 40 e define agenda regulatória para 2026 e 2027

O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) aprovou alterações na Resolução CNPC nº 40/2021, que disciplina a formalização de estatutos…
Leia mais

Incorporação da Eletros à Eletrobrasprev é aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo da Eletros aprovou, em 28 de novembro de 2025, por unanimidade, a incorporação da entidade pela Eletrobrasprev.…
Leia mais