Seminário debate retirada de patrocínio

  • 21 de setembro de 2022

A mobilização dos participantes e assistidos de fundos de pensão é a única forma de garantir o respeito aos contratos firmados e às conquistas e direitos adquiridos. Esta foi a tônica do debate do seminário “Retirada de patrocínio e outros ataques”, realizado na última sexta-feira (16/09) pela Anapar, com transmissão ao vivo pelo nosso canal no Youtube.

O advogado e professor universitário Fabiano Silva dos Santos e o ex-presidente da Anapar José Ricardo Sasseron foram enfáticos ao afirmar que a fragilização do sistema só interessa para alguns grupos econômicos e que a grande disputa entre os bancos (previdência complementar aberta) e os fundos de pensão (com conceito previdenciário e sem fins lucrativos) é puramente mercadológica.

A falta de representatividade dos participantes das entidades fechadas de previdência complementar no âmbito da Câmara de Recursos de Previdência Complementar (CRPC) e no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), aliado ao conflito de interesses entre quem fiscaliza e quem autua, e entre quem regula o sistema escancaram os interesses e mostram quem, de fato, defende o sistema e os participantes. “O melhor gestor é aquele que defende o direito do participante”, salientou Sasseron.

Cláudia Ricaldoni e Marcel Barros, diretora da regional Anapar MG/ES e presidente da entidade, respectivamente, discutiram sobre a retirada de patrocínio e traçaram um histórico deste debate, desde a elaboração do arcabouço legal do sistema fechado de previdência complementar até as resoluções 11 e 53 do CNPC, que regulamentam e estabelecem parâmetros para a retirada de patrocínio, como uma espécie de “redução de danos”. A Anapar defende que o nó desta questão está na autorização para a retirada de patrocínio, ou seja, o problema é anterior às resoluções.

Para assistir à íntegra do debate, clique aqui. Curta nosso canal no Youtube e compartilhe nosso conteúdo. A Anapar realiza debates, cursos e oficinas voltados à construção do pensamento crítico sobre o sistema de previdência complementar, para ampliar o conhecimento do trabalhador e dar ferramentas para que ele acompanhe e participe da gestão do seu fundo de pensão. 

Conheça aqui nossas propostas para a previdência complementar, que está sendo debatida com presidenciáveis

Outras notícias

STJ reconhece direito de deduzir do Imposto de Renda as contribuições extraordinárias à previdência complementar

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, ontem, 12/11, que as contribuições extraordinárias pagas pelos participantes de planos de previdência…
Leia mais

Anapar defende protagonismo dos trabalhadores na gestão da previdência complementar em encontro da Frente Parlamentar em BH

Nesta quinta-feira, 6 de novembro, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi palco do encontro regional da Frente Parlamentar Mista…
Leia mais

Anapar participa de reunião na SEST sobre incorporação ao Novo Plano da Funcef

O vice-presidente da Anapar, Dionísio Reis, participou de uma reunião na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST),…
Leia mais

Painel PREVIC Cidadão fortalece a transparência das informações sobre os planos de previdência complementar

Com Ascom Previc A criação do Painel PREVIC Cidadão representa um avanço importante para o fortalecimento da transparência e do…
Leia mais