PREVIC atuou para devolver benefícios a aposentados e pensionistas da Fundação Libertas

  • 8 de agosto de 2023

Por Ascom Previc

Os aposentados e pensionistas remanescentes da ex-MinasCaixa (Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais), extinta em 1991, voltarão a receber os benefícios, suspensos desde abril deste ano. A Assembleia Legislativa de MG promulgou a lei (nº 24.402/2023), no sábado (29/7), após esgotado o prazo de 15 dias para manifestação do Executivo.

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) trabalhou para que fosse retomado o pagamento, considerando a totalidade dos benefícios compactuados pelas partes.

Para Antônio Portes, administrador especial do fundo previdenciário MinasCaixa, “a promulgação da lei é fundamental porque as pessoas, aposentados e pensionistas, estavam sem receber desde abril”. São 366 assistidos, com cerca de 80 anos, que precisam ter seus benefícios restituídos. Devido às dificuldades nas contas do plano previdenciário, a PREVIC já havia aprovado o regime especial, iniciado em 2014.

Segundo o diretor-superintendente da PREVIC, Ricardo Pena, “o sentido de existência dos fundos de pensão é a garantia de que os benefícios serão pagos até o final, sem interrupções, conforme previsto durante a vida laboral”. Ele participou de reunião com o secretário da Fazenda de Minas, Gustavo Barbosa, no dia 12 de abril, para buscar uma solução para o problema. Mas, por falta de recursos no fundo previdenciário, o Governo preferiu encaminhar ao Legislativo um projeto de lei em que se comprometia a pagar um benefício assistencial de, no máximo R$ 4 mil, sem retroatividade, nem pensão para as famílias. Por unanimidade, os deputados modificaram a proposta e reafirmaram os direitos existentes.

A expectativa é que o Governo de Minas Gerais retome os pagamentos a partir de setembro, de forma vitalícia e retroativa. A medida é importante para o segmento de Previdência Complementar e fundamental para a sobrevivência dos assistidos.

Outras notícias

Entidades entregam documento ao governo federal pedindo revisão do Decreto 4.942/2003

Entidades representativas do setor de previdência complementar fechada — Anapar, Abrapp, Apep e Anapex — encaminharam ao ministro-chefe da Casa…
Leia mais

TCU ultrapassa limites e ameaça a governança dos fundos de pensão

A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Autogestão em Saúde (Anapar) vem a público manifestar sua…
Leia mais

Inscrições seguem abertas para o XVII Encontro Nacional de Dirigentes e XXVI Congresso Nacional da Anapar

Por Mariluce Fernandes Se você ainda não fez sua inscrição para os dois dos mais importantes eventos do setor de…
Leia mais

Vitória dos participantes do plano BP da Valia

Um importante passo foi dado em direção à justiça previdenciária para os participantes do plano de Benefício Proporcional (BP) da…
Leia mais