Patrocinadores e participantes de fundos de pensão já apresentaram propostas normativas sobre retirada de patrocínio

  • 8 de agosto de 2023

Por Ascom Previc

Avança o debate para aperfeiçoamento das regras sobre retirada de patrocínio em fundos de pensão. Ontem, 7/8, durante a quarta reunião da Subcomissão 2, criada pelo GT de revisão normativa da previdência complementar, foram apresentadas as contribuições da Associação dos Fundos de Pensão e Patrocinadores do Setor Privado (APEP).

Na pauta, temas como planos remanescentes, rescisão unilateral de convênio de adesão, manutenção de hipóteses contratuais atuariais, entre outros. Segundo o diretor de Licenciamento da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), Guilherme Campelo, é importante lembrar que “a retirada de patrocínio não deve ser a regra geral nos planos, sim a exceção”. E que “no Relatório de Transição, de 2022, o Governo Federal já apontava preocupação em resguardar cláusulas previdenciárias, inclusive de beneficiários de patrocinadoras estatais que foram privatizadas”.

A Subcomissão 2 busca consenso dentro do segmento de fundos de pensão para aprimorar a Resolução CNPC 53/22, que trata sobre retirada de patrocínio e rescisão unilateral de convênio de adesão no regime fechado de previdência complementar. Para isso, até o momento, já foram apresentadas sugestões pela PREVIC, pela ANAPAR (representando o interesse dos participantes) e, agora, pela APEP (representando os patrocinadores). Como ressaltou Antônio Gazzoni, membro do Conselho Consultivo da APEP, “existem muitos pontos de análise normativa e vários lados de interesse no debate. É preciso uma solução equilibrada”. E frisou “Queremos construir junto”.

Objetivo reforçado pelo secretário de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social, Paulo Roberto dos Santos Pinto, que destacou que “se hoje acontece esse debate tão rico dentro do segmento é porque a Resolução 53 realmente precisava ser aprimorada”. E finalizou com o alerta de que é preciso “garantir o equilíbrio e dar segurança tanto para participantes e assistidos, como para patrocinadores”. A próxima reunião da Subcomissão 2 está agendada para o dia 16/08.

Leia mais: Anapar explica: o que está em jogo sobre retirada de patrocínio?

Outras notícias

STJ reconhece direito de deduzir do Imposto de Renda as contribuições extraordinárias à previdência complementar

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, ontem, 12/11, que as contribuições extraordinárias pagas pelos participantes de planos de previdência…
Leia mais

Anapar defende protagonismo dos trabalhadores na gestão da previdência complementar em encontro da Frente Parlamentar em BH

Nesta quinta-feira, 6 de novembro, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi palco do encontro regional da Frente Parlamentar Mista…
Leia mais

Anapar participa de reunião na SEST sobre incorporação ao Novo Plano da Funcef

O vice-presidente da Anapar, Dionísio Reis, participou de uma reunião na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST),…
Leia mais

Painel PREVIC Cidadão fortalece a transparência das informações sobre os planos de previdência complementar

Com Ascom Previc A criação do Painel PREVIC Cidadão representa um avanço importante para o fortalecimento da transparência e do…
Leia mais