Grupo de trabalhadores do Serpro alerta sobre eleições no Serpros

  • 26 de junho de 2023

O coletivo #SouSERPROS, formados por trabalhadores e trabalhadoras do Serpro, e por participantes e assistidos do Serpros – Fundo Multipatrocinado, alerta para “irregularidades e ilegalidades praticadas pela atual Diretoria do SERPROS em comum acordo com o Conselho Deliberativo”, com alterações no regulamento e no estatuto do fundo de pensão, o que, segundo o coletivo, impactará negativamente na eleição “direta indireta” para a Diretoria de Administração e Seguridade (DAS) da entidade.

A eleição direta para a DAS foi aprovada e uma consultoria pré-selecionou candidatos e apresentou uma lista para o Conselho Deliberativo, que vetou um candidato, participante assistido do fundo, que cumpre todas as exigências para o cargo – experiência, formação e certificação –, conforme apontam os integrantes do #SouSERPROS.

A seleção de candidatos para os cargos de diretor presidente e de diretor de Investimentos do Serpros também foi feita pela consultoria – e não pela patrocinadora Serpro, como prevê a legislação que rege o setor de previdência complementar.

“As ilegalidades e irregularidades nas eleições do Serpros contaminam a democracia participativa. Não há transparência, o que é há é um ‘monstrengo eleitoral’ que simula uma eleição direta com candidatos ‘filtrados’ por uma consultoria”, denuncia o coletivo de trabalhadores e trabalhadoras do Serpro. Além disso, o #SouSerpros alega que a comissão eleitoral tem uma representante dos assistidos, mas não há representante dos participantes, “a maioria de filiados do Serpros”.

Outro ponto destacado pelo coletivo é a preocupação com o acesso à apuração e à auditoria dos resultados da eleição, que não será aberto a todos os interessados. Por fim, o #SouSerpros denuncia o que considera mais grave no processo: a proibição à candidatura de participantes e assistidos com atuação sindical.

A partir de tais constatações, o coletivo protocolou denúncia na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), solicitando providências ao órgão de controle e fiscalização (clique aqui para acessar o documento).

Outras notícias

STJ reconhece direito de deduzir do Imposto de Renda as contribuições extraordinárias à previdência complementar

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, ontem, 12/11, que as contribuições extraordinárias pagas pelos participantes de planos de previdência…
Leia mais

Anapar defende protagonismo dos trabalhadores na gestão da previdência complementar em encontro da Frente Parlamentar em BH

Nesta quinta-feira, 6 de novembro, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi palco do encontro regional da Frente Parlamentar Mista…
Leia mais

Anapar participa de reunião na SEST sobre incorporação ao Novo Plano da Funcef

O vice-presidente da Anapar, Dionísio Reis, participou de uma reunião na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST),…
Leia mais

Painel PREVIC Cidadão fortalece a transparência das informações sobre os planos de previdência complementar

Com Ascom Previc A criação do Painel PREVIC Cidadão representa um avanço importante para o fortalecimento da transparência e do…
Leia mais