Funcef anuncia fim de equacionamento de plano não saldado. Empregados esperam que medida chegue ao plano saldado

  • 14 de março de 2024

Com Ascom Fenae

A Funcef anunciou, nesta quarta-feira, 13/03, o fim do equacionamento para os participantes do plano Reg/Replan Não Saldado a partir de abril. Além de eliminar as contribuições extraordinárias a partir de abril, os valores do equacionamento pagos pelos participantes entre janeiro a março, cerca de R$ 3,4 milhões, serão restituídos aos participantes em abril.

O encerramento das contribuições extraordinárias foi possível a partir da cobertura do déficit do plano em razão do superávit de R$ 200 milhões, alcançado no resultado de 2023. Para o diretor de Administração e Finanças da Anapar, Antônio Braulio de Carvalho, a resposta positiva da economia brasileira do ano de 2023 começa a produzir bons frutos para o sistema de previdência privada, que saiu do vermelho depois de um longo período de “vacas magras”. “Seguindo a tendência, a notícia da suspensão da cobrança das contribuições extraordinárias de um grupo de participantes da Funcef alimenta a expectativa de que é possível encontrar melhores solução também para os demais planos”, ressaltou.

A Anapar e a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) solicitaram em fevereiro, participação dos trabalhadores no Grupo de Trabalho criado pela Funcef e a Caixa para solucionar os equacionamentos. (Leia aqui)

O diretor de Benefícios da Funcef eleito, Jair Pedro Ferreira, e vice-presidente da Anapar, reforça a necessidade de empenho para resolver a situação dos participantes do Reg/Replan Saldado. “É uma vitória que precisa ser comemorada. Os resultados dos investimentos e a rentabilidade dos planos, aliados aos esforços da gestão para buscar alternativas para o não saldado, tornaram essa boa notícia possível. Agora é preciso empenhar as ações para solucionar o equacionamento dos participantes do Reg/Replan Saldado”, afirmou o diretor.

É o que também espera o presidente da Fenae, Sergio Takemoto: “Esperamos que este alívio alcance em breve os participantes do Reg/Replan Saldado, que têm enfrentado contribuições extraordinárias pesadas em seus benefícios e contracheques”.

Outras notícias

Anapar marca presença na 1ª Conferência Nacional de Aposentadas e Aposentados do Ramo Financeiro

Caroline Heidner aborda estratégias dos trabalhadores para a sustentabilidade operadoras de saúde de autogestão e a importância do modelo de…
Leia mais

Marcel Barros representa participantes na audiência pública sobre Previdência Complementar na Câmara

Em audiência pública realizada nesta terça-feira (2/7), na Câmara dos Deputados, o presidente da Anapar, Marcel Barros, destacou a urgência…
Leia mais

Câmara aprova MP 1292/25 com atendimento às demandas da previdência complementar fechada

A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 1292/2025, que reformula regras do crédito consignado para trabalhadores do setor privado.…
Leia mais

Entidades reivindicam ajustes na MP 1.292/2025 para proteger participantes das EFPC

No dia 29 de maio, representantes da Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar e Autogestão em Saúde (Anapar), Associação…
Leia mais