Dirigentes da Anapar participam do EPINNEE-EPB em Recife

  • 26 de julho de 2024

Durante a mesa de abertura do EPINNE – EPB 2024 – Encontro dos Profissionais de Investimentos e Previdência dos Fundos de Pensão do Norte e Nordeste, realizado em Recife, Marcel Barros, presidente da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Autogestão em Saúde (Anapar), destacou a importância da educação previdenciária e lembrou aos participantes do encontro que o dinheiro dos fundos de pensão é do trabalhador.

Sobre a importância da previdência complementar, para Barros, além do choque geracional em gestação no País, outro fator que ameaça a sociedade em duas décadas são os trabalhadores que não contribuem em nenhum sistema de previdência. “Corremos o risco de criarmos uma legião de miseráveis”, previu.

O presidente da Anapar também abordou a questão tributária. “A Lei 14.803/2024 foi uma grande vitória, permitindo que definamos o regime de tributação na hora do benefício,” explicou. Barros destacou o esforço conjunto e a mobilização necessária para essa conquista, ressaltando a importância da unidade entre os gestores de fundos de pensão para enfrentar desafios futuros, especialmente em novo debate no Senado. “Precisamos estar unidos, e foi isso que nos permitiu incluir emendas no PLP 68/2024, garantindo que as entidades de previdência complementar não fossem taxadas indevidamente,” disse.

Regime sancionador e solvência – O presidente da Anapar criticou o atual regime sancionador, que considera persecutório. “Temos que revisar o Decreto 4.942/2003, pois ele trata a gestão de investimentos como se um mau resultado fosse culpa do gestor, e não do mercado,” argumentou. Ele também chamou a atenção para a necessidade de um modelo de solvência adequado para instituições de poupança de longo prazo, criticando a Resolução CNPC nº 30/2018.

Precificação de ativos e investimentos em imóveis – Outro ponto abordado foi a Resolução nº 43/2021, que trata da precificação de ativos e marcação a mercado. “Obrigar a marcar um ativo a mercado traz volatilidade desnecessária para o sistema,” criticou. Além disso, questionou a proibição de investimentos em imóveis físicos no Brasil. “Por que um fundo de pensão do Canadá pode investir em lajes corporativas no Brasil, mas o trabalhador brasileiro não?” indagou Barros.

Boicote ao Grupo de Trabalho e propostas da Anapar – Barros denunciou o boicote ao Grupo de Trabalho criado pelo Decreto 11.543/23, destinado a aprimorar a regulamentação da previdência complementar fechada. “O próprio governo boicotou o grupo, com pseudotécnicos tentando resgatar agendas derrotadas nas urnas”. Ele ressaltou que a Anapar já havia apresentado uma agenda positiva para a previdência complementar fechada em 2022, base para o programa de governo eleito.

Investimentos responsáveis – Finalizando, Barros convidou os dirigentes de fundos de pensão a aderirem ao Programa de Investimentos Responsáveis da ONU. “Somos 280 fundos de pensão no Brasil, mas apenas 17 são filiados ao PRI. Precisamos movimentar a economia e investir de forma responsável.

Antônio Bráulio de Carvalho, diretor de Administração e Finanças da Anapar, fez a mediação do último painel de ontem, 25/07, sobre “Panorama atual, orientações, boas práticas e estratégias de inovação em planos de família”.

 

O EPINNE-EPB 2024, que termina hoje, 26/07, em Recife, foi realizado pela Fachesf, maior entidade de previdência complementar do Norte e Nordeste do Brasil, além de líder em patrimônio nas duas regiões, somando um total de mais de R$ 8,5 bilhões. Os números posicionam a fundação entre as 20 maiores do País, em um universo de mais de 350 entidades. Entre aposentados, pensionistas, contribuintes ativos e seus dependentes, mais de 40 mil pessoas são beneficiadas diretamente pelos serviços prestados pela Fachesf.

Outras notícias

Entidades entregam documento ao governo federal pedindo revisão do Decreto 4.942/2003

Entidades representativas do setor de previdência complementar fechada — Anapar, Abrapp, Apep e Anapex — encaminharam ao ministro-chefe da Casa…
Leia mais

TCU ultrapassa limites e ameaça a governança dos fundos de pensão

A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Autogestão em Saúde (Anapar) vem a público manifestar sua…
Leia mais

Inscrições seguem abertas para o XVII Encontro Nacional de Dirigentes e XXVI Congresso Nacional da Anapar

Por Mariluce Fernandes Se você ainda não fez sua inscrição para os dois dos mais importantes eventos do setor de…
Leia mais

Vitória dos participantes do plano BP da Valia

Um importante passo foi dado em direção à justiça previdenciária para os participantes do plano de Benefício Proporcional (BP) da…
Leia mais