Finep pretende transferir gerenciamento de plano sob o argumento de economicidade

  • 14 de dezembro de 2022

Por Patrícia Cunegundes – Jornalista

A Associação dos Empregados da Finep (AFN) está mobilizada na defesa da manutenção do plano de previdência complementar sob a gestão da FIPECq, depois do anúncio, feito pela patrocinadora, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O anúncio, sem consulta prévia aos participantes e assistidos, foi feito em setembro, sob o pretexto de resguardar a saúde financeira da administração do plano: a Finep alega que a gestão da FIPECq não atenderia a exigência legal da “indispensável economicidade”, por isso decidiu transferir o gerenciamento para a BB Previdência. Ou seja, utiliza a Resolução nº 37/2022 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR)e, que substituiu a CGPAR 25/2018, para respaldar a decisão. Resolução, inclusive, que está entre as recomendações da Anapar ao GT de Previdência da equipe de transição para ser revogada.

Com a transferência de gerenciamento, a representação dos participantes na governança do plano fica prejudicada – atualmente são dois conselheiros eleitos para o Conselho de Administração, além da ampliação da representação para o Conselho Fiscal, com um conselheiro eleito pelos empregados da FINEP.

Além disso, na comparação com a rentabilidade atual do plano, gerido pela FIPECq, com a rentabilidade obtida pelos planos da BB Previdência, chega-se à conclusão de que a transferência será prejudicial, sem contar “a falta de evidências que possam sustentar a afirmação de que a Fundação não apresente economicidade na gestão do plano, representada pelo seu custo benefício, muito menos que existam riscos para sua sustentabilidade”, afirma o presidente da AFN, Sérgio Lesser.

Diante das incertezas sobre o futuro do plano, a AFN e a Associação dos Aposentados da FIPECq (ASAF) lançaram manifestos de repúdio à decisão, solicitando que seja revogada, para que haja um debate com os trabalhadores sobre a gestão do plano, incluindo também a entidade gestora.

Outras notícias

Entidades entregam documento ao governo federal pedindo revisão do Decreto 4.942/2003

Entidades representativas do setor de previdência complementar fechada — Anapar, Abrapp, Apep e Anapex — encaminharam ao ministro-chefe da Casa…
Leia mais

TCU ultrapassa limites e ameaça a governança dos fundos de pensão

A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Autogestão em Saúde (Anapar) vem a público manifestar sua…
Leia mais

Inscrições seguem abertas para o XVII Encontro Nacional de Dirigentes e XXVI Congresso Nacional da Anapar

Por Mariluce Fernandes Se você ainda não fez sua inscrição para os dois dos mais importantes eventos do setor de…
Leia mais

Vitória dos participantes do plano BP da Valia

Um importante passo foi dado em direção à justiça previdenciária para os participantes do plano de Benefício Proporcional (BP) da…
Leia mais