Após 17 anos, Economus fecha acordo com Anapar

  • 9 de julho de 2024

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) homologou o acordo judicial entre o Economus, fundo de pensão dos empregados da extinta Nossa Caixa, e a ANAPAR. Com o fim do processo que durou quase 20 anos, o Economus fará o pagamento de R$ 186 milhões ao Fundo de Saúde FEAS.

Em 2007, a ANAPAR ajuizou ação, questionando a utilização indevida de recursos do Fundo FEAS para cobrir depósitos judiciais relacionados a uma ação anulatória de autos de infração, aplicada pela Receita Federal entre 2001 e 2002. A Anapar obteve decisões favoráveis em primeira e segunda instâncias, resultando na tramitação do processo no STJ para julgamento de Recurso Especial.

Após várias tentativas de acordo nos últimos anos, finalmente as partes negociaram o o encerramento da ação pelo valor de R$ 186 milhões (data base de agosto/23). Os procedimentos resultantes do cumprimento do Acordo, aprovados pelo Conselho Deliberativo em março desse ano, preveem a utilização dos recursos do Plano de Gestão Administrativa (PGA) para custear a parte previdenciária.

 

Outras notícias

Entidades entregam documento ao governo federal pedindo revisão do Decreto 4.942/2003

Entidades representativas do setor de previdência complementar fechada — Anapar, Abrapp, Apep e Anapex — encaminharam ao ministro-chefe da Casa…
Leia mais

TCU ultrapassa limites e ameaça a governança dos fundos de pensão

A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Autogestão em Saúde (Anapar) vem a público manifestar sua…
Leia mais

Inscrições seguem abertas para o XVII Encontro Nacional de Dirigentes e XXVI Congresso Nacional da Anapar

Por Mariluce Fernandes Se você ainda não fez sua inscrição para os dois dos mais importantes eventos do setor de…
Leia mais

Vitória dos participantes do plano BP da Valia

Um importante passo foi dado em direção à justiça previdenciária para os participantes do plano de Benefício Proporcional (BP) da…
Leia mais