Após 17 anos, Economus fecha acordo com Anapar

  • 9 de julho de 2024

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) homologou o acordo judicial entre o Economus, fundo de pensão dos empregados da extinta Nossa Caixa, e a ANAPAR. Com o fim do processo que durou quase 20 anos, o Economus fará o pagamento de R$ 186 milhões ao Fundo de Saúde FEAS.

Em 2007, a ANAPAR ajuizou ação, questionando a utilização indevida de recursos do Fundo FEAS para cobrir depósitos judiciais relacionados a uma ação anulatória de autos de infração, aplicada pela Receita Federal entre 2001 e 2002. A Anapar obteve decisões favoráveis em primeira e segunda instâncias, resultando na tramitação do processo no STJ para julgamento de Recurso Especial.

Após várias tentativas de acordo nos últimos anos, finalmente as partes negociaram o o encerramento da ação pelo valor de R$ 186 milhões (data base de agosto/23). Os procedimentos resultantes do cumprimento do Acordo, aprovados pelo Conselho Deliberativo em março desse ano, preveem a utilização dos recursos do Plano de Gestão Administrativa (PGA) para custear a parte previdenciária.

 

Outras notícias

Anapar participa de audiências com parlamentares em defesa da previdência complementar fechada

Foto: Jonathan do Nascimento A Anapar participou de audiências na Câmara dos Deputados, na última terça-feira…
Leia mais

Atenção associados: Anapar convoca para plenárias regionais. Fiquem atentos às datas

Prezado (a) Associado (a), A ANAPAR – Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão realizará o XXVI Congresso Nacional…
Leia mais

Inscrições abertas para o XVII Encontro Nacional de Dirigentes e XXVI Congresso Nacional da Anapar

A Anapar anuncia a abertura das inscrições para dois dos mais importantes eventos do setor de previdência complementar fechada: o…
Leia mais

PREVIC Regulamenta procedimentos da Comissão de Monitoramento com participação da Anapar

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) publicou a Portaria nº 269, de 19 de março de 2025, que regulamenta…
Leia mais