Anapar repudia proposta da Caixa e da Funcef no GT do equacionamento

  • 20 de maio de 2024

O presidente da Anapar, Marcel Barros, reafirmou, em live promovida pela Fenae, hoje (20/05), o posicionamento contrário da entidade à proposta da Caixa e da Funcef para redução do equacionamento de déficits, que nada mais é do que uma proposta de retirada de direitos. A associação compõe um grupo de trabalho com a Fenae e a Contraf-CUT para discutir propostas dos trabalhadores para o problema dos equacionamentos, já que o fundo de pensão dos empregados da Caixa e a patrocinadora não convidaram os representantes dos participantes e assistidos para integrar seu GT.

“É muito complexo discutir sobre os direitos dos trabalhadores sem os trabalhadores. A Anapar e a Fenae solicitaram participação no grupo de trabalho da Caixa e da Funcef para apresentar suas propostas. Essa proposta que está apresentada não tem a participação da representação dos empregados da Caixa. Isso é uma imposição”, afirmou Barros. Ele lembrou da tese que a Anapar defende em diversas instâncias de quem pode dispor do direito patrimonial é o participante: “O direito patrimonial adquirido é do participante. Não se pode mexer no direito do participante sem que ele seja ouvido”.

O presidente da Anapar lembrou que os representantes dos trabalhadores têm sim propostas e que uma delas é a revisão dos cálculos atuariais, conforme já apresentado no início da maio.  “É possível sim alterar a taxa atuarial dos atuais 4,5% para 4,85%, com um impacto da ordem de R$ 2 bilhões, ou seja, ao longo dos próximos 40 anos, em vez de render 4,5% acima da inflação, os ativos que compõem o patrimônio do REG/Replan vão render 4,85%. Menos R$ 2 bilhões para equacionar.”

A live ficou gravada e pode ser assistida aqui:

 

Outras notícias

Entidades entregam documento ao governo federal pedindo revisão do Decreto 4.942/2003

Entidades representativas do setor de previdência complementar fechada — Anapar, Abrapp, Apep e Anapex — encaminharam ao ministro-chefe da Casa…
Leia mais

TCU ultrapassa limites e ameaça a governança dos fundos de pensão

A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Autogestão em Saúde (Anapar) vem a público manifestar sua…
Leia mais

Inscrições seguem abertas para o XVII Encontro Nacional de Dirigentes e XXVI Congresso Nacional da Anapar

Por Mariluce Fernandes Se você ainda não fez sua inscrição para os dois dos mais importantes eventos do setor de…
Leia mais

Vitória dos participantes do plano BP da Valia

Um importante passo foi dado em direção à justiça previdenciária para os participantes do plano de Benefício Proporcional (BP) da…
Leia mais