ANAPAR discute com Previc mudanças normativas sobre critérios ASG em políticas de investimentos

  • 7 de julho de 2025

A diretoria da Associação Nacional dos Participantes Previdência Complementar e Autogestão em Saúde (Anapar) se reuniu hoje, 07/07, com o diretor de Normas da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Alcinei Rodrigues, para tratar da incorporação de critérios Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) nas políticas de investimentos das entidades fechadas de previdência complementar (EFPC).

Durante a reunião, o diretor Alcinei Rodrigues apresentou os fundamentos que estão orientando a Previc na atualização da Resolução CNPC nº 23/2023, que será ajustada para se alinhar à Resolução CMN nº 5.202/2025, recentemente publicada. As alterações visam fortalecer a integração dos critérios ASG de forma estruturada e normativa, promovendo uma gestão mais responsável e sustentável nos investimentos dos fundos de pensão.

Segundo Alcinei, o objetivo é assegurar que as EFPC incorporem de maneira efetiva os fatores ASG em seus processos decisórios de investimento, contribuindo para a longevidade dos planos e para o desenvolvimento sustentável do país.

Contribuições da Anapar – Os diretores da Anapar saudaram a iniciativa da Previc e reforçaram a importância de a regulamentação contemplar não apenas os aspectos ambientais, que comumente ganham maior destaque, mas também os critérios sociais e de governança, igualmente fundamentais para garantir uma atuação ética, transparente e alinhada com os interesses dos participantes e assistidos.

Outro ponto sensível levantado pela entidade foi a necessidade de critérios claros de responsabilização e dosimetria de eventuais autuações às EFPC. Para a Anapar, é essencial que os parâmetros para fiscalização e penalidades sejam bem definidos, de modo a garantir segurança jurídica e evitar interpretações subjetivas ou punitivismo desproporcional.

A Anapar também manifestou preocupação com a sensibilização e capacitação dos dirigentes das entidades e a conscientização dos participantes sobre a importância dos critérios ASG.

Próximos passos – Alcinei Rodrigues informou que o processo de atualização normativa será conduzido com ampla interlocução com o setor, e as contribuições das entidades representativas, como a ANAPAR, serão consideradas para o aprimoramento da nova regulamentação.

A proposta de revisão da Resolução CNPC nº 23/23 deverá ser apresentada nos próximos meses e marcará mais um passo no fortalecimento da governança e da sustentabilidade no sistema de previdência complementar fechado.

Outras notícias

STJ reconhece direito de deduzir do Imposto de Renda as contribuições extraordinárias à previdência complementar

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, ontem, 12/11, que as contribuições extraordinárias pagas pelos participantes de planos de previdência…
Leia mais

Anapar defende protagonismo dos trabalhadores na gestão da previdência complementar em encontro da Frente Parlamentar em BH

Nesta quinta-feira, 6 de novembro, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi palco do encontro regional da Frente Parlamentar Mista…
Leia mais

Anapar participa de reunião na SEST sobre incorporação ao Novo Plano da Funcef

O vice-presidente da Anapar, Dionísio Reis, participou de uma reunião na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST),…
Leia mais

Painel PREVIC Cidadão fortalece a transparência das informações sobre os planos de previdência complementar

Com Ascom Previc A criação do Painel PREVIC Cidadão representa um avanço importante para o fortalecimento da transparência e do…
Leia mais