Anapar apresenta propostas para atualização da Resolução Previc nº 23/2023

  • 26 de setembro de 2025

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) abriu, em 16 de setembro, consulta pública para atualizar a Resolução nº 23/2023, que trata do processo administrativo no âmbito da autarquia. A consulta segue aberta até 31 de outubro e está disponível no site da Previc.

A Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar e Autogestão em Saúde (Anapar) enviou um conjunto de propostas para o aperfeiçoamento da norma. O objetivo é reforçar a governança das entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) e ampliar a proteção aos direitos de participantes e assistidos.

Equilíbrio na governança – A Anapar sugere que novas instâncias de governança, sejam consultivas ou deliberativas, mantenham a mesma proporção de representação entre membros eleitos por participantes e assistidos e os indicados por patrocinadores e instituidores, como já ocorre no Conselho Deliberativo.

Participação dos suplentes – Outra proposta permite que conselheiros suplentes participem das reuniões dos órgãos estatutários, mesmo fora do exercício da suplência, com direito a voz e acesso à documentação. A medida busca garantir melhor preparo para situações de substituição.

Transferência de planos de benefícios – A entidade propõe que, em casos de transferência de gerenciamento de planos, haja anuência expressa dos participantes e assistidos, especialmente quando o plano possuir predominância de ativos vinculados a esse público.

Plano Instituído de Preservação da Proteção Previdenciária – A Anapar defende que a definição do instituidor desse tipo de plano só ocorra com a anuência de pessoa jurídica que represente e tenha legitimidade junto aos participantes e assistidos.

Reconhecimento de associações – A proposta sugere que apenas associações com legitimidade institucional e representatividade em âmbito nacional possam ser reconhecidas como interessadas em processos conduzidos pela Previc.

Direito de consulta – A Anapar solicita que associações representativas de participantes e assistidos também possam apresentar consultas formais à Previc sobre questões de interesse desse público.

Procedimentos de mediação e arbitragem – Outra contribuição da associação prevê que apenas entidades com representatividade nacional possam solicitar a instauração ou a intervenção em procedimentos junto à Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Previc.

 

Fortalecimento da participação social – As propostas apresentadas reforçam a importância da participação de participantes e assistidos nos processos decisórios da previdência complementar. Para a Anapar, a atualização da Resolução nº 23/2023 é uma oportunidade de ampliar a transparência e a representatividade no sistema.

A consulta pública segue aberta até 06 de novembro pelos sistemas Sisconp e Participa+Brasil, e todas as contribuições recebidas serão analisadas antes da publicação da versão final da norma.

Outras notícias

STJ reconhece direito de deduzir do Imposto de Renda as contribuições extraordinárias à previdência complementar

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, ontem, 12/11, que as contribuições extraordinárias pagas pelos participantes de planos de previdência…
Leia mais

Anapar defende protagonismo dos trabalhadores na gestão da previdência complementar em encontro da Frente Parlamentar em BH

Nesta quinta-feira, 6 de novembro, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi palco do encontro regional da Frente Parlamentar Mista…
Leia mais

Anapar participa de reunião na SEST sobre incorporação ao Novo Plano da Funcef

O vice-presidente da Anapar, Dionísio Reis, participou de uma reunião na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST),…
Leia mais

Painel PREVIC Cidadão fortalece a transparência das informações sobre os planos de previdência complementar

Com Ascom Previc A criação do Painel PREVIC Cidadão representa um avanço importante para o fortalecimento da transparência e do…
Leia mais