Previc suspende processo de retirada de patrocínio de plano da Enel para analisar nova denúncia dos participantes e assistidos

  • 1 de maio de 2023

Na semana passada, a Diretoria de Licenciamento da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) suspendeu temporariamente o processo de análise da retirada de patrocínio do plano PSAP/Eletropaulo, patrocinado pela Enel e administrado pela Vivest, até que a Diretoria de Fiscalização e Monitoramento da Previc se pronuncie se há algum impedimento para continuidade do processo em função de nova denúncia ainda não apurada.

A decisão foi tomada após representantes dos participantes do plano protocolarem novamente denúncia já apresentada anteriormente, com extenso material documental do histórico de contratos assinados e acordos firmados desde o processo de privatização da Eletropaulo em 1998. A denúncia foi protocolada após reunião com a diretoria da Previc, articulada pela Anapar, que tem acompanhado e apoiado a mobilização dos trabalhadores para garantirem seus direitos adquiridos.

A suspensão temporária do processo de análise não significa que não haja mais o risco de retirada de patrocínio, mas que a Previc irá analisar a denúncia apresentada com os argumentos dos participantes e assistidos, levando em consideração, assim, as demandas dos trabalhadores. Importante salientar que a autarquia deverá ouvir todas as partes envolvidas, incluindo, além dos empregados/aposentados da Enel Eletropaulo, a empresa patrocinadora e a entidade fechada de previdência complementar que administra o plano, a Vivest. No entanto, a suspensão da análise representa uma mudança de postura do governo em relação aos trabalhadores, com abertura e disposição para o diálogo.

Desde 2021, participantes e assistidos do plano de previdência complementar patrocinado pela Eletropaulo Enel, administrado pela Vivest, estão mobilizados em três frentes para garantir seus direitos adquiridos e impedir a retirada de patrocínio do plano: jurídica, política e institucional. No plano jurídico, as ações estão em segunda instância, com liminar que suspende a retirada. No plano político, as articulações ocorrem sobretudo na esfera estadual, com projeto de lei na Assembleia Legislativa de São Paulo, entre outras ações.

No plano institucional, com apoio e articulação da Anapar, os participantes e assistidos do plano têm apresentado, ao Ministério da Previdência, à Secretaria do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência e à Previc, as denúncias contra a tentativa de retirada de patrocínio por parte da Enel, com histórico de contratos assinados desde o processo de privatização da Eletropaulo, no fim dos anos de 1990. Em fevereiro houve reunião com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, e o secretário do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência, Paulo Roberto dos Santos Pinto, quando apresentaram todo o histórico e as especificidades do plano, com os acordos firmados a partir de garantias expressas nos editais de privatização e o que se seguiu a partir de então.

No dia 24 de abril, então,  foi a vez da reunião na Previc, com a Diretoria da autarquia e a participação do diretor de Administração e Finanças da Anapar, Antonio Braulio de Carvalho, e dos representantes dos participantes e assistidos da Vivest Fernando Mirancos e Aurélio Pavão, assistidos da Eletropaulo Enel e do Blog do Assistido; Claudinei Ceccato, Gentil de Freitas, Jurandyr Pimentel, do Sinergia Campinas e diretor Regional da Anapar SP; Vanderley Rosa, do Instituto Adecon; Osvaldo Passadore, do Sindicato dos Engenheiros São Paulo; e Roberto Zambon, além de Tirza Coelho, advogada responsável por uma das ações em andamento contra a retirada de patrocínio.

 >>>>>> Associe-se à Anapar e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos participantes, assistidos e pensionistas de fundos de pensão, e dos beneficiários de planos de saúde de autogestão. http://anapar.com.br/sistema/associe.php

Outras notícias

Entidades entregam documento ao governo federal pedindo revisão do Decreto 4.942/2003

Entidades representativas do setor de previdência complementar fechada — Anapar, Abrapp, Apep e Anapex — encaminharam ao ministro-chefe da Casa…
Leia mais

TCU ultrapassa limites e ameaça a governança dos fundos de pensão

A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Autogestão em Saúde (Anapar) vem a público manifestar sua…
Leia mais

Inscrições seguem abertas para o XVII Encontro Nacional de Dirigentes e XXVI Congresso Nacional da Anapar

Por Mariluce Fernandes Se você ainda não fez sua inscrição para os dois dos mais importantes eventos do setor de…
Leia mais

Vitória dos participantes do plano BP da Valia

Um importante passo foi dado em direção à justiça previdenciária para os participantes do plano de Benefício Proporcional (BP) da…
Leia mais