Resolução elimina provisionamento preditivo para risco de crédito

  • 27 de março de 2023

Em matéria publicada no site Investidor Institucional, o presidente da Anapar, Marcel Barros, avalia nova resolução da Previc publicada no Diário Oficial da União de 23 de março. A Resolução 21/2023 substitui a Resolução 18/22, revogando a exigência de provisionamento das perdas preditivas para os ativos de crédito. Para Marcel Barros, “a instrução Previc traz um alívio para os fundos de pensão, uma vez que o provisionamento do risco de crédito era um excesso. Ao analisar os riscos de crédito, os fundos já precificam nas taxas e são marcados a mercado nos balanços, sendo desnecessário onerar ainda mais os ativos com esse provisionamento”.

Leia a matéria completa clicando aqui

Outras notícias

Desinformação e os impactos na vida dos participantes de fundos de pensão

Por Patrícia Cunegundes, jornalista, doutora em Comunicação e gerente de Comunicação Institucional do Postalis A desinformação é um fenômeno complexo…
Leia mais

Eletrobras se recusa a negociar com sindicatos sobre nova fundação de previdência complementar

A Comissão de Previdência do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) voltou a cobrar da Eletrobras a abertura de uma mesa…
Leia mais

CNPC aprova ampliação da inscrição automática em planos de previdência: Anapar destaca avanços e aponta desafios

Na 52ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), realizada em 8 de setembro, foram aprovadas alterações importantes…
Leia mais

Lançada Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Previdência Complementar Fechada

A Câmara dos Deputados lançou, em Brasília, no dia 26/08, a Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das Entidades Fechadas de…
Leia mais