Resolução elimina provisionamento preditivo para risco de crédito

  • 27 de março de 2023

Em matéria publicada no site Investidor Institucional, o presidente da Anapar, Marcel Barros, avalia nova resolução da Previc publicada no Diário Oficial da União de 23 de março. A Resolução 21/2023 substitui a Resolução 18/22, revogando a exigência de provisionamento das perdas preditivas para os ativos de crédito. Para Marcel Barros, “a instrução Previc traz um alívio para os fundos de pensão, uma vez que o provisionamento do risco de crédito era um excesso. Ao analisar os riscos de crédito, os fundos já precificam nas taxas e são marcados a mercado nos balanços, sendo desnecessário onerar ainda mais os ativos com esse provisionamento”.

Leia a matéria completa clicando aqui

Outras notícias

Anapar apoia proposta da Previc sobre prazo para equacionamento de déficits

A Anapar considera positiva a proposta da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), destacada em matéria publicada pelo jornal Valor…
Leia mais

Em defesa da previdência complementar fechada: entidades assinam manifesto conjunto

Anapar, Abrapp, Afubesp, Anabb, Apep, Contraf-CUT, Fenae, ICSS, Sindapp e Uniabrapp assinam manifesto em defesa da previdência complementar fechada no…
Leia mais

CTA CEVIX: importante decisão da Diretoria da Funcef

A  Diretoria Executiva da Funcef, aprovou por unanimidade, em reunião realizada no dia 25 de junho de 2025, a reconsideração…
Leia mais

Agenda Política da ANAPAR 2025 reforça a defesa dos participantes e assistidos dos fundos de pensão

Documento consolida diretrizes estratégicas e propõe ações para ampliar a representação, garantir direitos e aperfeiçoar a governança no sistema de…
Leia mais