Funcef anuncia fim de equacionamento de plano não saldado. Empregados esperam que medida chegue ao plano saldado

  • 14 de março de 2024

Com Ascom Fenae

A Funcef anunciou, nesta quarta-feira, 13/03, o fim do equacionamento para os participantes do plano Reg/Replan Não Saldado a partir de abril. Além de eliminar as contribuições extraordinárias a partir de abril, os valores do equacionamento pagos pelos participantes entre janeiro a março, cerca de R$ 3,4 milhões, serão restituídos aos participantes em abril.

O encerramento das contribuições extraordinárias foi possível a partir da cobertura do déficit do plano em razão do superávit de R$ 200 milhões, alcançado no resultado de 2023. Para o diretor de Administração e Finanças da Anapar, Antônio Braulio de Carvalho, a resposta positiva da economia brasileira do ano de 2023 começa a produzir bons frutos para o sistema de previdência privada, que saiu do vermelho depois de um longo período de “vacas magras”. “Seguindo a tendência, a notícia da suspensão da cobrança das contribuições extraordinárias de um grupo de participantes da Funcef alimenta a expectativa de que é possível encontrar melhores solução também para os demais planos”, ressaltou.

A Anapar e a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) solicitaram em fevereiro, participação dos trabalhadores no Grupo de Trabalho criado pela Funcef e a Caixa para solucionar os equacionamentos. (Leia aqui)

O diretor de Benefícios da Funcef eleito, Jair Pedro Ferreira, e vice-presidente da Anapar, reforça a necessidade de empenho para resolver a situação dos participantes do Reg/Replan Saldado. “É uma vitória que precisa ser comemorada. Os resultados dos investimentos e a rentabilidade dos planos, aliados aos esforços da gestão para buscar alternativas para o não saldado, tornaram essa boa notícia possível. Agora é preciso empenhar as ações para solucionar o equacionamento dos participantes do Reg/Replan Saldado”, afirmou o diretor.

É o que também espera o presidente da Fenae, Sergio Takemoto: “Esperamos que este alívio alcance em breve os participantes do Reg/Replan Saldado, que têm enfrentado contribuições extraordinárias pesadas em seus benefícios e contracheques”.

Outras notícias

Entidades entregam documento ao governo federal pedindo revisão do Decreto 4.942/2003

Entidades representativas do setor de previdência complementar fechada — Anapar, Abrapp, Apep e Anapex — encaminharam ao ministro-chefe da Casa…
Leia mais

TCU ultrapassa limites e ameaça a governança dos fundos de pensão

A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Autogestão em Saúde (Anapar) vem a público manifestar sua…
Leia mais

Inscrições seguem abertas para o XVII Encontro Nacional de Dirigentes e XXVI Congresso Nacional da Anapar

Por Mariluce Fernandes Se você ainda não fez sua inscrição para os dois dos mais importantes eventos do setor de…
Leia mais

Vitória dos participantes do plano BP da Valia

Um importante passo foi dado em direção à justiça previdenciária para os participantes do plano de Benefício Proporcional (BP) da…
Leia mais