Incorporação da Eletros à Eletrobrasprev é aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo

  • 4 de dezembro de 2025

O Conselho Deliberativo da Eletros aprovou, em 28 de novembro de 2025, por unanimidade, a incorporação da entidade pela Eletrobrasprev. A decisão marca mais um movimento no processo de consolidação das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) vinculadas ao grupo Axia Energia.

A Eletros, que administra cerca de R$ 5,5 bilhões e atende participantes da Axia Energia (antiga Eletrobras), CEPEL, EPE, ONS e das prefeituras de Londrina, Canoas e Sorocaba, torna-se a segunda EFPC a aprovar a incorporação à Eletrobrasprev, após a integração da ELOS em setembro deste ano.

Representantes dos participantes destacam que o processo ocorre em um cenário de mudanças relevantes na governança da Eletrobrasprev. O STIU-DF, uma das entidades sindicais que representam os trabalhadores, avalia que a incorporação decorre dos avanços obtidos, especialmente, com a adoção da governança paritária nos conselhos Deliberativo e Fiscal, e a previsão de eleições para Diretor de Benefícios.

Ainda assim, segundo o dirigente sindical Ailton Andrade, conselheiro da Anapar, permanece a defesa de novos aprimoramentos estatutários e a necessidade de maior diálogo entre o patrocinador Axia Energia e as entidades representativas, a fim de fortalecer a governança da futura entidade incorporadora.

Para os participantes da Eletros, a expectativa é que os benefícios divulgados pelo patrocinador comecem a ser percebidos com a consolidação das incorporações. Entre eles, destaca-se a possibilidade de uma taxa de administração reduzida, que poderia chegar a 0,10% ao ano após a conclusão das demais integrações (Previnorte, Real Grandeza e Fachesf). Vale lembrar que a Eletros já havia aprovado, para janeiro de 2025, a redução de 50% da taxa de administração de seus fundos — de 0,40% para 0,20% ao ano — medida alinhada ao esforço de eficiência administrativa e melhoria para os participantes.

A Anapar continuará acompanhando cada etapa desse processo, sempre atenta às decisões que impactam os participantes e comprometida em garantir transparência e a defesa dos seus direitos.

Outras notícias

Participantes da Funcef avançam em conquista aguardada há décadas

A aprovação, pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), da incorporação do REB ao Novo Plano marca…
Leia mais

Protagonismo dos participantes e defesa de prioridades: Anapar marca presença em encontro da Frente Parlamentar na Alesp

A Anapar reforçou seu compromisso com a defesa dos direitos dos participantes no encontro regional da Frente Parlamentar Mista pelo…
Leia mais

III Seminário de Autogestão em Saúde reforça protagonismo dos trabalhadores e sustentabilidade dos planos

Cerca de 130 beneficiários de planos de saúde de autogestão de diversas categorias profissionais estiveram reunidos nesta sexta-feira (28), no…
Leia mais

STJ reconhece direito de deduzir do Imposto de Renda as contribuições extraordinárias à previdência complementar

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, ontem, 12/11, que as contribuições extraordinárias pagas pelos participantes de planos de previdência…
Leia mais