STJ reconhece direito de deduzir do Imposto de Renda as contribuições extraordinárias à previdência complementar

  • 13 de novembro de 2025

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, ontem, 12/11, que as contribuições extraordinárias pagas pelos participantes de planos de previdência complementar fechada podem ser deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O entendimento, firmado no Tema 1.224, representa uma importante vitória para os trabalhadores e aposentados vinculados a fundos de pensão, que passam a ter reconhecido o direito de abater do imposto os valores pagos para o equacionamento de déficits.

Essas contribuições extraordinárias são cobranças temporárias feitas para garantir o equilíbrio financeiro e atuarial dos planos. Embora não componham a reserva individual do participante, elas têm a mesma finalidade previdenciária das contribuições normais, pois ajudam a assegurar a sustentabilidade dos benefícios. Por isso, o STJ entendeu que devem receber o mesmo tratamento tributário.

Com a decisão, as contribuições extraordinárias poderão ser consideradas dedutíveis, dentro do limite de 12% dos rendimentos tributáveis. A medida corrige uma distorção que penalizava os participantes em situações de equacionamento.

Outras notícias

Anapar defende protagonismo dos trabalhadores na gestão da previdência complementar em encontro da Frente Parlamentar em BH

Nesta quinta-feira, 6 de novembro, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi palco do encontro regional da Frente Parlamentar Mista…
Leia mais

Anapar participa de reunião na SEST sobre incorporação ao Novo Plano da Funcef

O vice-presidente da Anapar, Dionísio Reis, participou de uma reunião na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST),…
Leia mais

Painel PREVIC Cidadão fortalece a transparência das informações sobre os planos de previdência complementar

Com Ascom Previc A criação do Painel PREVIC Cidadão representa um avanço importante para o fortalecimento da transparência e do…
Leia mais

Anapar promove o III Seminário de Autogestão em Saúde dia 28 de novembro, em Brasília

A Anapar realizará, no dia 28 de novembro de 2025 (sexta-feira), o III Seminário de Autogestão em Saúde, um evento…
Leia mais