Confederação Nacional dos Urbanitários discute saneamento dos fundos de pensão com a Anapar

  • 8 de abril de 2025

No dia 6 de abril de 2025, a Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU) reuniu-se com o diretor de Administração e Finanças Anapar, Antônio Braúlio de Carvalho, para discutir os impactos das privatizações no setor de energia e saneamento sobre os fundos de pensão, especialmente os ligados aos eletricitários.

A reunião teve como pano de fundo o cenário de instabilidade e incertezas enfrentado pelos participantes de planos de previdência complementar após a privatização de empresas estratégicas. As novas estruturas de gestão e os modelos empresariais adotados por grupos privados têm gerado preocupações quanto à sustentabilidade e à manutenção dos direitos previdenciários historicamente conquistados pelos trabalhadores.

Entre os pontos debatidos, destacou-se a necessidade de vigilância ativa sobre as mudanças nos regulamentos dos fundos, bem como a importância da representação dos trabalhadores nos conselhos deliberativos e fiscais das fundações. Também foi abordado o risco de enfraquecimento das entidades de previdência fechada diante de possíveis reestruturações impostas pelas empresas privatizadas.

Diante desse contexto, a CNU anunciou a instauração do Coletivo Nacional dos Urbanitários de Assuntos dos Aposentados e Fundações de Seguridade, com o objetivo de articular nacionalmente ações em defesa da previdência complementar dos trabalhadores do setor elétrico e de saneamento. O Secretário de Assuntos dos Aposentados e Fundações da CNU, Fernando de Andrade Neves, reforçou o chamado à mobilização e participação dos conselheiros e dirigentes atuantes nas fundações, ressaltando a importância da qualificação técnica e da união em torno da Anapar.

A reunião reafirmou o papel estratégico da Anapar como entidade de defesa dos direitos dos participantes e aposentados dos fundos de pensão, além de destacar a necessidade de ampliar o debate público sobre os rumos da previdência complementar frente ao avanço das privatizações.

Outras notícias

Desinformação e os impactos na vida dos participantes de fundos de pensão

Por Patrícia Cunegundes, jornalista, doutora em Comunicação e gerente de Comunicação Institucional do Postalis A desinformação é um fenômeno complexo…
Leia mais

Eletrobras se recusa a negociar com sindicatos sobre nova fundação de previdência complementar

A Comissão de Previdência do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) voltou a cobrar da Eletrobras a abertura de uma mesa…
Leia mais

CNPC aprova ampliação da inscrição automática em planos de previdência: Anapar destaca avanços e aponta desafios

Na 52ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), realizada em 8 de setembro, foram aprovadas alterações importantes…
Leia mais

Lançada Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Previdência Complementar Fechada

A Câmara dos Deputados lançou, em Brasília, no dia 26/08, a Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das Entidades Fechadas de…
Leia mais