PREVIC Regulamenta procedimentos da Comissão de Monitoramento com participação da Anapar

  • 30 de março de 2025

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) publicou a Portaria nº 269, de 19 de março de 2025, que regulamenta os procedimentos de análise e deliberação da Comissão de Monitoramento de Ações Relevantes. Essa comissão tem como objetivo acompanhar e propor medidas preventivas em processos judiciais que possam impactar o sistema de previdência complementar fechada.

A Portaria nº 269/2025 define os procedimentos para operacionalizar demandas originadas tanto internamente na Previc, por meio de solicitações das Diretorias ou da Procuradoria, quanto externamente, por associações representativas que integram o colegiado, como a Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão (Anapar). Além disso, estabelece critérios para o recebimento, tratamento, análise, discussão e deliberação de situações que possam implicar risco de elevada judicialização ou risco sistêmico para a estabilidade do setor de previdência complementar fechada.

A Anapar, como representante dos participantes e assistidos dos fundos de pensão, desempenha um papel fundamental na comissão, assegurando que os interesses dos participantes sejam considerados nas discussões e decisões relacionadas a processos judiciais que possam afetar o sistema de previdência complementar fechada.

A comissão se reunirá semestralmente em caráter ordinário e, extraordinariamente, sempre que necessário, para analisar, mapear e acompanhar iniciativas relacionadas a ações relevantes para o sistema de previdência complementar fechada. As deliberações terão natureza opinativa, visando colaborar com a Diretoria Colegiada da Previc e com a Procuradoria Federal na autarquia.

A criação e regulamentação da Comissão de Monitoramento de Ações Relevantes representam um avanço significativo na busca por maior segurança jurídica e estabilidade no setor de previdência complementar fechada, reforçando a importância da atuação conjunta entre reguladores, entidades de previdência e representantes dos participantes para a preservação dos direitos e interesses de todos os envolvidos.

Outras notícias

Lançada Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Previdência Complementar Fechada

A Câmara dos Deputados lançou, em Brasília, no dia 26/08, a Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das Entidades Fechadas de…
Leia mais

PREVIC confirma solvência do Plano 1 da Previ-BB em audiência na Câmara

Com Ascom Previc Durante audiência pública realizada em 20 de agosto na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e…
Leia mais

Ministério do Trabalho publica portaria sobre empréstimo consignado

O Ministério do Trabalho e Emprego publicou a Portaria MTE nº 1.418, de 21 de agosto de 2025, que altera…
Leia mais

Câmara debate plano de saúde de aposentados do Itaú; Anapar denuncia exclusão em autogestões

As comissões de Legislação Participativa e de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realizaram nesta terça-feira (19) uma audiência…
Leia mais