Vitória da Chapa 1 nas eleições da Fundação Itaú Unibanco reforça importância dos trabalhadores na gestão dos fundos de pensão

  • 21 de março de 2025

Por Mariluce Fernandes

A Chapa 1 "O futuro é hoje", apoiada pelo movimento sindical, venceu as eleições para a Fundação Itaú Unibanco em votação virtual, encerrada nesta quinta-feira (20). Bancários ativos e assistidos escolheram seus representantes para os conselhos Deliberativo e fiscal, além dos Comitês de Planos, abrangendo participantes ativos, autopatrocinados, optantes pelo BPD (Benefício Proporcional Definido) e aqueles em fase de opção.

Para Erica Godoy, reeleita para o Conselho Deliberativo da Fundação Itaú Unibanco e suplente do Conselho Fiscal da Anapar, a vitória da Chapa 1 reforça a importância da presença de representantes trabalhadores na gestão de fundos de pensão. “É importante ressaltar que os participantes dos fundos de previdência fechado optaram em votar em quem tem compromisso de defender as reservas que são a nossa garantia para o futuro, ao invés se aventurar votando em candidatos acionistas que querem só visar lucros”.

A expectativa é que os representantes eleitos atuem para fortalecer a governança da Fundação Itaú e ampliar a participação dos trabalhadores nas decisões estratégicas da entidade.

Prioridade da nova gestão - Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Carlos Damarindo, que lidera a Chapa 1, destaca que esta vitória é um passo fundamental para fortalecer a representação dos participantes ativos e assistidos, bem como dos bancários que deixaram o Itaú, mas seguem vinculados à Fundação. Segundo ele, a eleição foi marcada por dificuldades que tornaram o processo ainda mais desafiador. “Apenas, cerca de 1.200 participantes votaram, um número bem abaixo do esperado. Ainda assim, conseguimos vencer e reafirmamos nosso compromisso com os participantes”, afirma.

Os interesses dos participantes serão prioridade da nova gestão, garante Damarindo. "Queremos uma fundação sólida, que atenda de forma transparente e eficiente todos os seus beneficiários. Nossa missão será aprimorar os regulamentos de alguns planos e pautar, tanto a diretoria da fundação quanto a patrocinadora, dentro daquilo que é nossa obrigação como conselheiros”, assegura.

Outras notícias

Casa Civil recebe Anapar para discutir atualização do decreto sancionador dos fundos de pensão

A Anapar participou, na manhã desta quarta-feira, 10/12, de uma reunião no Palácio do Planalto para tratar da atualização do…
Leia mais

ANAPAR reforça confiança na conclusão da incorporação do REB ao Novo Plano da Funcef

A Anapar participou, ontem, 09/12, ao lado da Fenae, de reunião realizada com a Previc, em que foi solicitada prioridade…
Leia mais

CNPC aprova alterações na Resolução 40 e define agenda regulatória para 2026 e 2027

O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) aprovou alterações na Resolução CNPC nº 40/2021, que disciplina a formalização de estatutos…
Leia mais

Incorporação da Eletros à Eletrobrasprev é aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo da Eletros aprovou, em 28 de novembro de 2025, por unanimidade, a incorporação da entidade pela Eletrobrasprev.…
Leia mais