PREVIC Regulamenta procedimentos da Comissão de Monitoramento com participação da Anapar

  • 30 de março de 2025

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) publicou a Portaria nº 269, de 19 de março de 2025, que regulamenta os procedimentos de análise e deliberação da Comissão de Monitoramento de Ações Relevantes. Essa comissão tem como objetivo acompanhar e propor medidas preventivas em processos judiciais que possam impactar o sistema de previdência complementar fechada.

A Portaria nº 269/2025 define os procedimentos para operacionalizar demandas originadas tanto internamente na Previc, por meio de solicitações das Diretorias ou da Procuradoria, quanto externamente, por associações representativas que integram o colegiado, como a Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão (Anapar). Além disso, estabelece critérios para o recebimento, tratamento, análise, discussão e deliberação de situações que possam implicar risco de elevada judicialização ou risco sistêmico para a estabilidade do setor de previdência complementar fechada.

A Anapar, como representante dos participantes e assistidos dos fundos de pensão, desempenha um papel fundamental na comissão, assegurando que os interesses dos participantes sejam considerados nas discussões e decisões relacionadas a processos judiciais que possam afetar o sistema de previdência complementar fechada.

A comissão se reunirá semestralmente em caráter ordinário e, extraordinariamente, sempre que necessário, para analisar, mapear e acompanhar iniciativas relacionadas a ações relevantes para o sistema de previdência complementar fechada. As deliberações terão natureza opinativa, visando colaborar com a Diretoria Colegiada da Previc e com a Procuradoria Federal na autarquia.

A criação e regulamentação da Comissão de Monitoramento de Ações Relevantes representam um avanço significativo na busca por maior segurança jurídica e estabilidade no setor de previdência complementar fechada, reforçando a importância da atuação conjunta entre reguladores, entidades de previdência e representantes dos participantes para a preservação dos direitos e interesses de todos os envolvidos.

Outras notícias

Entidades entregam documento ao governo federal pedindo revisão do Decreto 4.942/2003

Entidades representativas do setor de previdência complementar fechada — Anapar, Abrapp, Apep e Anapex — encaminharam ao ministro-chefe da Casa…
Leia mais

TCU ultrapassa limites e ameaça a governança dos fundos de pensão

A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Autogestão em Saúde (Anapar) vem a público manifestar sua…
Leia mais

Inscrições seguem abertas para o XVII Encontro Nacional de Dirigentes e XXVI Congresso Nacional da Anapar

Por Mariluce Fernandes Se você ainda não fez sua inscrição para os dois dos mais importantes eventos do setor de…
Leia mais

Vitória dos participantes do plano BP da Valia

Um importante passo foi dado em direção à justiça previdenciária para os participantes do plano de Benefício Proporcional (BP) da…
Leia mais