Nova resolução sobre investimentos traz avanços e corrige erro

  • 28 de março de 2025

A nova norma permite manter a carteira imobiliária dos fundos de pensão, mas restringe novos investimentos

 

A recente decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) que altera a Resolução 4994 trouxe mudanças significativas para os fundos de pensão, especialmente no que diz respeito aos investimentos imobiliários. Embora a nova norma impeça a realização de novos investimentos diretos em imóveis físicos, a Anapar considera positivo o fato de que as entidades fechadas de previdência complementar não serão obrigadas a liquidar suas carteiras imobiliárias já existentes.

O presidente da Anapar, Marcel Barros, destaca que essa conquista evita prejuízos com a venda forçada de ativos imobiliários, garantindo maior estabilidade e previsibilidade para os fundos de pensão. “Manter os imóveis já adquiridos representa uma vitória para os participantes, pois assegura que os fundos possam gerir seus ativos de forma mais eficiente e alinhada ao interesse de longo prazo dos beneficiários”, afirma Barros.

Desde que foi emitida esse imposição, a Anapar vinha defendendo ajustes na Resolução 4994 para preservar a solidez e a diversificação dos investimentos dos fundos de pensão. A decisão governamental mantém a carteira imobiliária como uma opção válida dentro dos portfólios das entidades, enquanto permite novos aportes para setores estratégicos como infraestrutura e agricultura, além de tratar de questões ASG e crédito de carbono e veda investimento em criptoativos.

A Anapar seguirá acompanhando os desdobramentos dessa mudança regulatória e reforça seu compromisso na defesa dos interesses dos participantes, garantindo que os investimentos dos fundos de pensão sejam conduzidos de maneira responsável e sustentável.

Outras notícias

Protagonismo dos participantes e defesa de prioridades: Anapar marca presença em encontro da Frente Parlamentar na Alesp

A Anapar reforçou seu compromisso com a defesa dos direitos dos participantes no encontro regional da Frente Parlamentar Mista pelo…
Leia mais

III Seminário de Autogestão em Saúde reforça protagonismo dos trabalhadores e sustentabilidade dos planos

Cerca de 130 beneficiários de planos de saúde de autogestão de diversas categorias profissionais estiveram reunidos nesta sexta-feira (28), no…
Leia mais

STJ reconhece direito de deduzir do Imposto de Renda as contribuições extraordinárias à previdência complementar

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, ontem, 12/11, que as contribuições extraordinárias pagas pelos participantes de planos de previdência…
Leia mais

Anapar defende protagonismo dos trabalhadores na gestão da previdência complementar em encontro da Frente Parlamentar em BH

Nesta quinta-feira, 6 de novembro, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi palco do encontro regional da Frente Parlamentar Mista…
Leia mais