Anapar se reúne com integrantes da Comissão de Finanças e Tributação para discutir o PLP 68/2024

  • 13 de junho de 2024

Diretor de Administração e Finanças da Anapar, Antônio Bráulio de Carvalho, reunido com parlamentares em Brasília

O diretor de Administração e Finanças da Anapar, Antônio Bráulio de Carvalho, esteve reunido ontem, 12/06, com integrantes da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados para apresentar os argumentos contra a inclusão das entidades fechadas de previdência complementar (EFPC), como a FUNPRESP-exe ou a FUNPRESP-Jud, no rol de incidência da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), federal, e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), subnacional (de estados e municípios).

As EFPC são entidades sem fins lucrativos, conforme o art. 31 da Lei Complementar 109/2001, portanto, qualquer incidência tributária indevida de uma entidade fechada de previdência complementar sobrecarregará os participantes e assistidos, como é o caso dos servidores da Câmara, do Senado Federal e do TCU associados ao plano LegisPREV da FUNPRESP, por exemplo.

“A eventual fixação indevida de tributo (CBS e IBS) sobre as atividades das EFPC significará reduzir os valores que seriam destinados às aposentadorias dos associados dos planos de previdência complementar”, alerta Antônio Bráulio de Carvalho.

O documento elaborado pela Anapar e entregue aos deputados adverte que o  Projeto de Lei Complementar 68/2024 pretende inserir as entidades fechadas de previdência complementar de forma equivocada no rol de instituições financeiras, ao lado de bancos, seguradoras, empresas de securitização, corretoras e operadoras de câmbio.

“Não é razoável confundir uma entidade fechada de previdência complementar, como a FUNPRESP, dos servidores dos Poderes Legislativo e Executivo, patrocinada pela Câmara dos Deputados, Senado Federal, TCU e pelo Executivo, com uma instituição empresarial do mercado financeiro. Não tem fundamento conceitual ou constitucional sujeitar tais fundações previdenciárias à incidência de CBS e IBS como o faz o PLP 68/2024.”

 

Outras notícias

Entidades entregam documento ao governo federal pedindo revisão do Decreto 4.942/2003

Entidades representativas do setor de previdência complementar fechada — Anapar, Abrapp, Apep e Anapex — encaminharam ao ministro-chefe da Casa…
Leia mais

TCU ultrapassa limites e ameaça a governança dos fundos de pensão

A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Autogestão em Saúde (Anapar) vem a público manifestar sua…
Leia mais

Inscrições seguem abertas para o XVII Encontro Nacional de Dirigentes e XXVI Congresso Nacional da Anapar

Por Mariluce Fernandes Se você ainda não fez sua inscrição para os dois dos mais importantes eventos do setor de…
Leia mais

Vitória dos participantes do plano BP da Valia

Um importante passo foi dado em direção à justiça previdenciária para os participantes do plano de Benefício Proporcional (BP) da…
Leia mais